Início do Conteúdo

Escola do Parlamento e CGU promovem palestra “Integridade no Município”

Especialista da CGU palestrou sobre procedimentos de fiscalização e mudança de cultura nos órgãos públicos
Escola do Parlamento e CGU promovem palestra “Integridade no Município”

Por: Escola do Parlamento - Foto: Thaisa Coroado

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou a palestra com o tema "Integridade Pública: uma mudança de cultura em benefício de todos", ministrada pelo especialista em prevenção e repressão à corrupção João Mourão Mendes, auditor e ex-superintendente estadual no Acre e Rondônia da Controladoria Geral da União –CGU.

A capacitação promoveu a política de Integridade Pública que organiza mecanismos para evitar fraudes e irregularidades nas instituições públicas, com a finalidade de compartilhar o know how da CGU no tocante ao trabalho fiscalizatório e de confronto à corrupção para os agentes públicos.

A palestra contou com a presença das secretárias municipais, Isabela Pessoti, da pasta da cultura, e Marine Vasconcelos, da administração, além de vários servidores municipais do Executivo e do Legislativo, estagiários, universitários de diversas instituições, representantes do sindicato dos servidores públicos, membros de organizações da sociedade civil e da comunidade em geral.

No início do evento o diretor presidente da Escola do Parlamento, Edgar Prandini, e o coordenador, Eli Zacarias, explicaram sobre a qualificação do setor público nesta parceria entre a escola do legislativo e a CGU.

O palestrante, João Mourão Mendes, explicou que “a integridade pública diz respeito aos valores éticos e princípios com os quais os órgãos públicos precisam se conduzir e agir no dia-a-dia, sempre colocando o interesse público acima do interesse privado, ou seja, é o dever de probidade do órgão público, do gestor público e do servidor público de agir segundo as melhores práticas para um órgão menos permeável possível para a corrupção”.

A secretária municipal da administração e membro da coordenação da transparência em Ribeirão Preto, Marine Vasconcelos, fez o uso da palavra e declarou ter o “ interesse em saber como a prefeitura deve proceder para aderir ao sistema gratuito e-Ouv, para as ouvidorias, oferecido pela CGU e ao treinamento nas escolas municipais”, com a orientação do especialista sobre os canais de comunicação à disposição para todos os entes federados.

Ao final do evento os vereadores Alessandro Maraca (PMDB) e Orlando Pesoti (PDT) conversaram com o palestrante sobre a importância das medidas de integridade nas organizações públicas.